Nessun commento

Articoli recenti

Guarani Survival Fund

O fundo em apoio aos Guarani-Kaiowá

documentação em português

Para marcar o lançamento de Birdwatchers, a Survival International criou um fundo especial em nome do povo  Guarani-Kaiowá, a quem o filme é dedicado. Cada centavo arrecadado para o Guarani Survival Fund os ajudará a defender seus direitos humanos, retomar suas terras ancestrais e mais uma vez cultivar suas colheitas.

“A situação atual dos Kaiowà é assustadora”, explica Francesca Casella, diretora da Survival na Itália. “Suas terras foram destruídas, seus líderes estão sendo assassinados e suas crianças morrendo de fome. Mas as comunidades não querem dinheiro e riqueza, e não querem depender da ajuda caritária do governo. Tudo que eles pedem é terra suficiente para sobreviver e o controle sobre suas vidas e seu futuro. Sem suas terras, os Guaranis não tem esperença”.

Em uma carta aberta, assinada pelos líderes de suas comunidades, os Kaiowá escrevem que viver com a assistência paternalísta do governo, “é como uma arma engatilhada contra a nossa cabeça. Precisamos de condições para voltar a produzir nossas roças de mandioca, batata, cana, banana, cará, milho, feijão, arroz… Necessitamos de apoio para a recuperação das terras. Precisamos de nossas terras homologadas e livres dos invasores”.

A iniciativa, criada em conujnto entre Survival, Marco Bechis e os Guarani, foi endossada com entusiasmo pelos produtores e distribuidores de Birdwatchers. Ela é sustentada por um apelo ao final do filme e por um site eletrônico dedicado e produzido pela Survival em diversas línguas.

A arrecadação de fundos é direcionada para a audiência de Birdwatchers e para a mídia.”Nao podemos mudar o passado”, conclui Fiona Watson, responsável pelas campanhas da Survival no Brasil. “mas podemos certamente impedir que ela se repita”.

Para informações e ajuda, Guarani Survival Fund:  www.guarani-survival.org

ufficio stampa_29 August, 2008

Lascia un commento

XHTML: You can use these tags: