1 commento

  1. Imprensa brasileira | birdwatchers 3 September, 2008 @ 12:09

    [...] Filme sobre índios agrada em VenezaLinear Clipping - 2 setembro [...]

Articoli recenti

Filme sobre índios agrada em Veneza

Linear Clipping - 2 setembro

prensa em português

Ivan Finotti

Co-produção ítalo-brasileira é baseada em história de cacique que liderou acampamento para retomar terras de ancestrais. Escrito por Luiz Bolognesi e Marco Bechis, “Birdwatchers” tem no elenco índios e os atores Leonardo Medeiros e Matheus Nachtergaele

“Birdwatchers” (observadores de pássaros) começa com uma grande seqüência. Uma canoa com meia dúzia de estrangeiros navega por Mato Grosso do Sul quando, numa curva de um rio, aparecem nove ou dez índios.

Armados com arcos e paus, pintados com ameaçadoras caras vermelhas, eles encaram os turistas e disparam algumas flechas. Minutos depois, colocam seus jeans e suas camisetas baratas e vão receber o pagamento pela atuação como selvagens.

Co-produção ítalo-brasileira (Gullane Filmes no Brasil), o filme do chileno-argentino Marco Bechis é provavelmente o melhor entre os já exibidos na competição de Veneza até agora (ainda faltam sessões de oito dos 21 concorrentes).

A imprensa aplaudiu “Birdwatchers” com entusiasmo, ao final da exibição.

História real

O filme, escrito pelo diretor e pelo roteirista brasileiro Luiz Bolognesi (”Bicho de Sete Cabeças”), foi inspirado na história do cacique Ambrósio Vilhalva, da etnia guarani-caiová. Vilhalva liderou um acampamento para a retomada das terras de seus ancestrais, em um local hoje ocupado por uma fazenda produtora de soja, em Mato Grosso do Sul.

Os suicídios de jovens da etnia guarani-caiová -cerca de 500 nos últimos 20 anos- são o estopim da trama. Liderados pelo cacique Nádio (interpretado pelo próprio Vilhalva), um grupo (todos também interpretados por índios de Mato Grosso do Sul) parte para acampar em uma fazenda produtiva. O fazendeiro tenta expulsá-los com ameaças, jagunços e veneno jogado de um avião.

Choro

Cinco dos índios-atores foram a Veneza para o festival. Durante entrevista coletiva, Eliane Juca da Silva se emocionou ao falar da morte de crianças por falta de alimentação adequada. “Hoje não temos rio, não temos água, terra para plantar nem floresta. Não somos só índios, somos humanos também. Temos cultura, raça e língua. E queremos oportunidade para viver”, disse.

O diretor Marco Bechis lembrou que os índios são os sobreviventes do maior genocídio da história, mas “sua cultura se mantém intacta. Minha esperança de que eles voltem a ter terras para viver com dignidade é grande, apesar de a potência econômica da agricultura ser uma séria ameaça”.

Com índios nos papéis principais, o filme conta ainda com atores como Leonardo Medeiros (o fazendeiro), Matheus Nachtergaele (dono de uma venda), Claudio Santamaria (um jagunço), Fabiane Pereira da Silva (filha do fazendeiro) e a italiana Chiara Caselli (mulher do fazendeiro).

Com o subtítulo “La Terra degli Uomini Rossi” (a terra dos homens vermelhos), “Birdwatchers” será lançado na Itália nesta sexta. No Brasil, a estréia está prevista para dezembro.

Ver artigo na Linear Clipping

ufficio stampa_3 September, 2008

Lascia un commento

XHTML: You can use these tags: