Nessun commento

Articoli recenti

O contexto brasileiro

documentação em português

460.000 indígenas; 225 diferentes povos; 40-60 grupos não contactados, 12% do Brasil reconhecido como terras indígenas; 0% de terras pertencentes à povos indígenas.

A população indígena do Brasil é constituída por uma grande variedade de povos espalhados pelo país, das florestas tropicais, ao cerrado e as savanas. O tamanho desses povos variam imensamente. Alguns, como os Guarani e os Yanomami, numeram dezenas de milhares,  e outros são praticamente extintos, como os Akuntsu com 6 membros.

Juntamente com o Suriname, o Brasil é o único país Sul Americano o qual não reconhece o direito à propriedade territorial indígena colectiva, violando as leis internacionais. Apesar da existência de um departamento responsável pelas questões indígenas (FUNAI), e alguns projetos do governo serem direcionadas para as populações indígenas, em muitos estados as autoridades fazem pouco para protege-los. Durante o século XX, foram extintos em média uma tribo a cada dois anos. Hoje, a existência de povos indígenas no Brasil é seriamente ameaçada pelo racismo, a impunidade generalizada pelos crimes cometidos contra esses povos, o desmatamento, mineração, projetos hidrelétricos, rodovias e o rápido crescimento do cultivo de biocombustível, especialmente cana de açúcar, soja e milho.

O aspecto fundamental para a sua sobrevivência é o pleno reconhecimento de seus direitos territoriais pelo governo brasileiro e pleno respeito a Convenção OIT 169 ratificada pelo Brasil em 2002 e a Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas adotada pelas Nações Unidas

ufficio stampa_29 August, 2008

Lascia un commento

XHTML: You can use these tags: